Páginas

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Os 30 filmes mais aguardados de 2014


Destaques do ano incluem cotados ao Oscar, franquias de ação e novos trabalhos de diretores consagrados

Começou 2014, um ano que promete ser movimentado no cinema. O iG separou os principais destaques, dos cotados ao Oscar que começam a chegar às salas em janeiro às várias sequências de franquias de sucesso, além dos novos longas de diretores consagrados.

Veja a lista do iG com os filmes mais aguardados de 2014:

Imagem do filme 'O Lobo de Wall Street'. Foto: Divulgação

Cotados ao Oscar

Como sempre, o início do ano concentra as estreias de filmes que são fortes candidatos a uma indicação ao Oscar. Entre os que devem ser lembrados pela Academia está "O Lobo de Wall Street", nova parceria entre o diretor Martin Scorsese e o ator Leonardo DiCaprio. O roteiro é baseado no livro de memórias do ex-corretor Jordan Belfort, envolvido com drogas e crimes financeiros. 

Campeão de indicações ao Globo de Ouro, "Trapaça", de David O. Russell, também está entre os mais aguardados do ano. O diretor repete a parceria com Bradley Cooper e Jennifer Lawrence, estrelas de "O Lado Bom da Vida", neste filme de gângster que também tem Christian Bale e Amy Adams no elenco.

Adams ainda atua em "Ela", novo filme de Spike Jonze, que se passa em um futuro próximo. Joaquim Phoenix é Theodore, um homem solitário que sofre com o fim de um relacionamento e decide conhecer um sistema operacional que promete ser uma "entidade" intuitiva e única. O serviço o faz conhecer Samantha (Scarlett Johansson), uma voz feminina pela qual se apaixona.

Premiado em Cannes e exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo,"Inside Llewyn Davis - Balada de um Homem Comum" finalmente chegará ao circuito comercial. No melancólico filme dos irmãos Joel e Ethan Coen, o talentoso Oscar Isaac interpreta um músico que tenta alcançar o sucesso na cena folk da Nova York dos anos 1960.

Divulgação
Imagem do filme 'X-Men – Dias de um Futuro Esquecido'

Heróis nas telas

A aposta de Hollywood em filmes de super-herói não parece perder fôlego em 2014. A Marvel põe suas fichas em "Capitão América - O Soldado Invernal",continuação do filme de 2011. No novo episódio, Chris Evans volta a vestir o uniforme vermelho, azul e branco depois que um colega de S.H.I.E.L.D. é alvo de ataque.

Também muito aguardado é "X-Men – Dias de um Futuro Esquecido", sétimo filme da franquia da Marvel sobre o grupo de mutantes. Personagens de diferentes épocas das histórias em quadrinhos serão reunidos nas telas, numa batalha conjunta para mudar o passado e salvar o futuro.

"O Espetacular Homem-Aranha: A Ameaça de Electro" é outro destaque, com Andrew Garfield e Emma Stone de volta aos papéis principais, agora enfrentando um vilão interpretado por Jamie Foxx. Outros dois filmes do super-herói estão programados para 2016 e 2018.
Divulgação
Imagem do filme 'Robocop'

Franquias, remakes, sequências

Também não faltarão novos episódios de franquias de ação, fantasia e até humor em 2014. O diretor brasileiro José Padilha, de "Tropa de Elite", é responsável por um dos longas mais aguardados do ano: "Robocop", remake do clássico de 1987.

Entre as continuações, destaque para "Planeta dos Macacos: O Confronto", que se passa oito anos após os acontecimentos do filme de 2011 ("A Origem"). O frágil acordo de paz entre macacos geneticamente evoluídos e serem humanos é quebrado por um novo conflito que determinará a espécie dominante na Terra.

Getty Images
Harrison Ford estará em 'Os Mercenários 3'

Sylvester Stallone volta a liderar um time peso pesado de atores de ação em "Os Mercenários 3". O elenco incluirá Jason Statham, Nicolas Cage e Jackie Chan, além do astro Harrison Ford, que substituirá Bruce Willis após desacordo sobre cachê.

Willis estará, porém, em "Sin City: A Dame to Kill For", sequência do sucesso de 2005. Frank Miller e Robert Rodriguez se unem novamente para levar o universo dos quadrinhos às telas, com a ajuda de parte do elenco antigo (Jessica Alba, Rosario Dawson, Mickey Rourke) e reforços como Eva Green e Josh Brolin.

A longa jornada de Bilbo Bolseiro para recuperar o Reino dos Anões de Erebor das mãos do dragão Smaug chegará ao fim em 2014, com a estreia de "O Hobbit - Lá e de Volta Outra Vez", última parte da trilogia dirigida por Peter Jackson.

"Jogos Vorazes - A Esperança" também aproxima do fim a franquia estrelada por Jennifer Lawrence. Trata-se do primeiro de dois filmes que levam às telas o último livro da trilogia criada pela escritora Suzanne Collins.

O ano de 2014 ainda marca a volta de dois personagens bastante conhecidos do público. "Debi e Lóide 2" reunirá Jim Carrey e Jeff Daniels para comemorar os 20 anos do filme original sobre dois homens extremamente estúpidos que se envolvem em uma série de confusões.

Divulgação
Imagem do filme 'Ninfomaníaca

Diretores celebrados

Vários cineastas importantes lançarão novos filmes em 2014, a começar por Lars Von Trier, que logo em janeiro mostra a primeira parte de seu polêmico"Ninfomaníaca" (a segunda chega aos cinemas brasileiros em março). O longa acompanha a trajetória de Joe (Charlotte Gainsbourg), uma autodiagnosticada viciada em sexo.

Os irmãos Lana e Andy Wachowski terão a chance de provar que são mais do que "Matrix" com seu novo filme, "O Destino de Júpiter". A dupla parece seguir na linha ousada que lhe deu fama: Channing Tatum é um ex-caçador militar geneticamente modificado e Mila Kunis é uma garota cuja assinatura genética a permite herdar algo extraordinário e que pode mudar o universo.
AP
George Clooney estrela e dirige o filme 'Caçadores de Obras-Primas'

Também conhecido pelos filmes desafiadores, Darren Aronofsky lidera a onda de filmes bíblicos com "Noé", estrelado por Russel Crowe e Jennifer Connelly. Ridley Scott é outro diretor que apresenta sua versão de uma história religiosa com "Exodus", no qual Christian Bale interpreta Moisés. Ambos serão um bom teste para saber a reação do público a filmes do gênero.

David Fincher volta aos cinemas em 2014 com "Gone Girl", versão para o cinema do best-seller "Garota Exemplar", de Gillian Flynn. Ben Affleck e Rosamund Pike atuam no thriller sobre o desaparecimento de uma mulher no dia de seu aniversário de casamento.

O suspense também dá o tom do novo filme de Paul Thomas Anderson, "Inherent Vice", no qual retoma a parceria com Joaquim Phoenix. O ator interpreta Larry "Doc" Sportello, um detetive que investiga o desaparecimento da ex-namorada na Los Angeles dos anos 1970.

Já Christopher Nolan dá um tempo dos filmes de super-heróis e se dedica à ficção científica em "Interstellar", sobre um grupo de pessoas que consegue superar limitações humanas e viajar no tempo. No elenco, Matthew McConaughey, Anne Hathaway e Jessica Chastain.

Dois atores-diretores também voltam às telas em 2014. George Clooney estrela e dirige "Caçadores de Obras-primas", sobre um grupo de homens e mulheres responsáveis por rastrear material de valor artístico roubado por nazistas durante a Segunda Guerra. Woody Allen mantém a média de um filme por ano com "Magic in the Moonlight", comédia romântica na qual elege nova musa: Emma Stone.

Divulgação
Imagem do filme 'No Limite do Amanhã'

Astros na tela

Entre os astros que devem ter papéis de destaque em 2014 está Angelina Jolie, estrela de "Malévola". Trata-se de uma versão da história de A Bela Adormecida contada pela pespectiva da vilã: a bruxa que lançou o feitiço.

O marido de Jolie, Brad Pitt, é a estrela de "Fury", longa de David Ayer sobre um grupo de militares que enfrenta uma missão quase impossível nos últimos meses da Segunda Guerra Mundial. O título se refere ao nome do tanque de guerra operado por eles.


Mantendo seu foco em filmes de ação, Tom Cruise é a estrela de "No Limite do Amanhã", novo de Doug Liman, bem-sucedido com a série Bourne. Cruise é um soldado que revive uma série de vezes o último dia de uma dura batalha contra alienígenas.

Jennifer Lawrence tem um terceiro lançamento de peso em 2014 - e novamente ao lado de Bradley Cooper. Em "Serena", de Susanne Bier, os dois são um casal que passa por dificuldades na Carolina do Norte durante a Grande Depressão.

Já Johnny Depp estrela o drama "Transcendence", estreia na direção de Wally Pfister, responsável pela fotografia dos filmes de Christopher Nolan. O astro interpreta um cientista que se dedica à pesquisas sobre inteligência artificial, e que enfrenta a oposição de grupos antitecnologia.

Divulgação
Imagem do filme 'Tim Maia'

Destaques nacionais

Dado o sucesso de cinebiografias de cantores como Cazuza e Renato Russo, é grande o potencial de "Tim Maia", de Mauro Lima, nas bilheterias do País. A adaptação do livro "Vale Tudo" tem no elenco Robson Nunes, Babu Santana, Cauã Reymond e Alice Braga.

Coprodução entre Brasil e Alemanha, "Praia do Futuro", de Karim Aïnouz, foi inspirado na canção "Heroes", de David Bowie. Ayrton (Jesuita Barbosa) é um jovem apaixonado por motos que decide procurar o irmão desaparecido, Donato (Wagner Moura).

Veja quando estreiam os filmes mais aguardados do ano:

10 de janeiro
"Ninfomaníaca - Parte 1" (segunda parte em março)

24 de janeiro
"O Lobo de Wall Street"
"Trapaça"

7 de fevereiro
"Ela"

14 de janeiro
"Caçadores de Obras-primas"

21 de fevereiro
"Robocop"

Fevereiro (sem data)
"Inside Llewin Davis: Balada de um Homem Comum"


14 de março
"Tim Maia"

28 de março
"Serena"

4 de abril
"Noé"

11 de abril
"Capitão América – O soldado Invernal"

18 de abril
"Transcendence"

1º de maio
"Praia do Futuro"

2 de maio
"O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro"

23 de maio
"X-Men – Dias de um Futuro Esquecido"


30 de maio
"Malévola"
"No Limite do Amanhã"

25 de julho
"Planeta dos Macacos - O Confronto"

8 de agosto
"Jupiter Ascending"

15 de agosto
"Magic in the Moonlight"

22 de agosto
"Os Mercenários 3"

26 de setembro
"Sin City: A Dame to Kill For"


31 de outubro
"Fury"

7 de novembro
"Interstellar"

14 de novembro
"Debi e Lóide 2"
"Jogos Vorazes - A Esperança - Parte 1"

19 de dezembro
"O Hobbit – Lá e de Volta Outra Vez"

25 de dezembro
"Exodus"

Sem data
"Gone Girl"
"Inherent Vice"

Postar um comentário