sexta-feira, 5 de abril de 2013

“Cup Song”, a moda do YouTube que você não irá reproduzir

Difundida no longa “A Escolha Perfeita”, versões acompanhadas de batuques em copos plásticos da música “You’re Gonna Miss Me When I’m Gone” aparecem no YouTube


Reprodução/Exame.com
A dupla Calla Chuy e Rachel Anthony canta a música "You're Gonna Miss Me When I'm Gone" ao som de palmas e batuques em copos de plástico

Sentado no chão com as pernas cruzadas ou à mesa com a coluna ereta, pegue um copo plástico grande e tente reproduzir a música “You’re Gonna Miss Me When I’m Gone”, sucesso na voz da atriz Anna Kendrick no filme “A Escolha Perfeita” (2012). Pois é esta a última moda entre o público feminino no YouTube, que exige, além de coordenação motora em dia, uma voz impecável.

Chamados de “Cup Song”, os vídeos que exibem diversas interpretações desta música, sempre acompanhada por palmas e pelo batuque em um copo plástico, têm ganhado centenas de adeptas internet afora. Uma das interpretações mais populares é da jovem Kristina G, que ultrapassou a marca de 5 milhões de visualizações. Outra, feita pela dupla Calla Chuy e Rachel Anthony, também atingiu a mesma marca.

A música, no estilo como está se popularizando, foi gravada originalmente pela banda inglesa Lulu and the Lampshades, mas é uma composição de 1937 do grupo country J.E. Mainer’s Mountaineers. Disponível no YouTube desde 2009, o vídeo das britânicas acumulou mais de 3 milhões de visualizações.

Em seguida da sua publicação no site, surgiram dezenas de outras versões, como, por exemplo, a da americana Anna Burden. Publicado em 2011, o vídeo da jovem está batendo a marca de 4 milhões de views.

Além de belas performances, existem vídeos tutoriais que explicam o processo que envolve a interação entre o movimento dos copos, batuques, palmas e letra. A própria Kristina produziu um simpático vídeo no qual mostra o passo a passo de maneira didática.

Mas existem também versões bem-humoradas de tentativas frustradas de Cup Song. A atrapalhada usuária GloZell, por exemplo, ganhou mais de 2 milhões de visualizações com um vídeo no qual acaba destruindo vários copos ao invés de conseguir realizar sua apresentação. “Estes copos estão com problema”, concluiu ela ao fim da empreitada.

Confira abaixo a performance ao vivo de Cup Song da atriz Anna Kendrick no programa de televisão do apresentador americano David Letterman.

Exame
Postar um comentário

Follow My Spotify Playlist!