Páginas

domingo, 21 de outubro de 2012

Geordie, a banda de Brian Johnson antes do AC/DC

Durante os anos 70, Geordie realizou um concerto ao lado da banda Fraternity, da qual Bon Scott era o vocalista. Bon comentaria mais tarde que o cantor do Geordie foi um dos melhores que eu já ouviu.



Brian Johnson antes de entrar para o AC/DC teve uma banda de efêmero sucesso, chamava-se Geordie, tendo seu auge entre 73 e 74. Como Bon Scott, teve uma trajetória musical considerável, passando por várias bandas antes de chegar à fama, e de forma indiretamente sua vida cruzou com a do AC/DC.

Brian nasceu a 5 de outubro de 1947, em Newcastle, de ascendência inglesa e italiana, sendo o mais velho de quatro irmãos; seu irmão Maurice trabalhou em uma turnê com o AC/DC como cozinheiro! Desde o final dos anos 60, Brian começou a cantar em várias bandas, a primeira Goby Desert Canoe Club e, depois, The Jasper Hart Band. Logo se juntou aos amigos Vic Malcolm e Tom Hill para montar o USA, em 1971, e um ano depois mudariam o nome para Geordie.

Geordie é uma denominação popular para pessoas nascidas ao norte da Inglaterra, as letras da banda sempre giravam, em sua maioria, sobre o universo dos geordies. Entre 1972 e 1973, o Geordie lançou vários singles de sucesso, incluindo “All Because of You”, que alcançou a 6ª posição e “Can You Do It”, na 13ª do Reino Unido. 73 também é o ano do primeiro LP “Hope You Like It”, no entanto, o auge viria no ano seguinte com “Don´t Be Fooled By The Name”. Pena que a banda começou a declinar depois deste álbum, sendo que os seguintes – “Masters of Rock” (74), “Save the World” (76), “No Good Woman” (78) – foram ignorados por público e crítica.

Durante os anos 70, Geordie realizou um concerto ao lado da banda Fraternity, da qual Bon Scott era o vocalista. Bon comentaria mais tarde que o cantor do Geordie foi um dos melhores que eu já ouviu.

Brian Johnson ainda antes de entrar para o AC/DC em 1980, quando o Geordie entrou na primeira crise, tentou se lançar em carreira solo, com o single “I Can´t Forget You Now” – o tão falado álbum solo, “Strange Man” (1982), trata-se na verdade de uma compilação lançada na Alemanha e nos EUA.
Como era a música do Geordie?

A banda surgiu em meio à onda glam que dominava a cena roqueira no início da década de 70, Geordie não ficou imune. Porém, a influência era muito mais no visual do que musicalmente.

Sim, Brian já tinha aquela voz esganiçada que marcou o AC/DC pós-Bon Scott – embora com a turma dos irmãos Young, ele canta de forma mais rasgada. A música era um simples rock´n´roll com influência de hard rock e blues; algumas canções até lembram o AC/DC, basta ouvir “Natural Born Looser” e “Keep on Rockin” do primeiro álbum. Porém, ao contrário do AC/DC, eles faziam algumas baladas como a linda “Little Boy” e “Oh Lord”, nas quais Brian canta com uma voz bem diferente. Pode-se até dizer que o Geordie era o encontro do Slade com o AC/DC.


Bagarai
Postar um comentário