Páginas

sexta-feira, 16 de março de 2012

SEXTANIMAL - Zoológico sul-coreano suspende espetáculo com golfinhos

Por Graziella Belliato (da Redação)
Foto: Reprodução/Igualdad Animal


O zoológico “Gran Park” de Seul concordou em suspender seu habitual espetáculo com golfinhos depois de descobrir que um dos animais havia sido capturados de forma “ilegal”.

O prefeito de Seul (Coréia do Sul) informou que o zoológico da cidade iria suspender temporariamente, a partir da próxima segunda-feira, sua apresentação diária de espetáculos aquáticos, na qual são utilizados três golfinhos.

Defensores dos animais pediram a libertação dos golfinhos e informaram que Jedol, um deles, foi capturado ilegalmente por pescadores da ilha turística de Jeju, em julho do ano passado.

“Acreditamos que se deve permitir a Jedol voltar a nadar livremente”, disse o prefeito.

O zoológico informou que Jedol, de treze anos de idade, será reintroduzido na natureza em março de 2014, depois de um período de readaptação gradual. No entanto, os outros golfinhos permanecerão em cativeiro, devido ao fato de que estão muito fracos e velhos para sobreviverem em mar aberto.

Os funcionários do zoo decidirão se o show será cancelado definitivamente depois de ouvir a opinião de especialistas, ativistas e cidadãos.

A lei sul-coreana proíbe a captura ‘não autorizada’ de golfinhos e baleias.

Nota da Igualdad Animal: Independentemente do método de captura e das normas fixadas por lei, todos os animais utilizados em zoológicos e aquários anseiam desenvolver-se plenamente como indivíduos livres. E este desenvolvimento somente pode ocorrer no meio natural que lhes corresponde, longe das grades de uma jaula ou das intransponíveis paredes de vidro de um aquário.

Postar um comentário

Follow My Spotify Playlist!