Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

SEXTANIMAL - Peixe Olhos de Barril

Descoberto peixe transparente com olhos que giram no Pacífico
 Foto: National Geographic/Divulgação

Foi descoberto nas águas da Califórnia um peixe com a cabeça transparente, segundo informações da National Geographic. A espécie que habita o Pacífico parece uma cabine de um avião de combate e tem olhos similares a barris, com lentes orbitais verdes no topo.

O peixe foi descoberto vivo pelo Instituto de Pesquisa do Aquário da Baía de Monterey - MBARI. Com 15 centímetros o exemplar da Macropinna mircostoma é conhecido desde 1939 - mas apenas através de espécimes mutilados por redes de pesca que vinham à superfície. O M. mircostoma vive mais de 600 metros abaixo da superfície oceânica, onde a água é quase preta.

Como seus olhos são tubos levantados, "parecia que eles só enxergavam para cima", disse o técnico marinho do MBARI Kim Reisenbichler. Mas os cientistas descobriram que os olhos podem girar, como um observador de pássaros apontando seus binóculos.

O peixe de olhos de barril passa boa parte de seu tempo sem se mover, olhando para cima. As lentes verdes no topo de cada olho filtram a pouca luz solar que consegue chegar da superfície, permitindo ao peixe se concentrar na bioluminescência de criaturas gelatinosas pequenas ou de outras presas que passam acima dele. É quando os olhos giram para frente acompanhando a presa, permitindo que o peixe mire em sua refeição.


Postar um comentário

Follow My Spotify Playlist!