Páginas

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

SEXTANIMAL - Quem vai pagar o Pato?

O pato é uma ave que pertence a família Anatidae.
Pato Real

São aves geralmente menores que os anserídeos (gansos e cisnes) e podem ser encontrados tanto em água doce como salgada. Os patos alimentam-se de vegetação aquática, moluscos e pequenos invertebrados e algumas espécies são aves migradoras.

Pode-se identificar os machos principalmente pela coloração diferente mais vistosa (visto que a grande maioria das espécies de patos tem dimorfismo sexual), e também por diferenças comportamentais. Algumas espécies de patos (quer selvagens, quer domesticadas ou criadas em cativeiro) são utilizados pelo homem na alimentação, vestuário (as penas) e de entretenimento (caça).

O pato é um dos poucos animais da natureza que anda e nada com razoável competência. É dotado de perfeito senso de direção e comunidade[carece de fontes].

Algumas Espécies:

Pato-corredor (Neochen jubata): considerado extinto no estado de São Paulo 
Pato-real (Anas platyrhynchos) 
Pato-selvagem (Cairina moschata) 
Pato-ferrão (Plectropterus gambensis) 
Pato-de-rabo-alçado-americano (Oxyura jamaicensis) 
Pato-do-Labrador (extinto) 
Pato do bico fino - espécie da Amazônia onde seu bico procura insetos nas matas 

Fonte: Wikipedia  

Outra Informações

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Anseriformes
Família: Anatidae

Origem
O tradicional pato branco, que encontramos nas quintas da Europa, tem origem na China continental, sendo conhecido como Pato de Pequim.

Alimento de qualidade
Na quinta, o pato é utilizado para a produção de carne e ovos.

A carne de pato é muito apreciada, e a sua grande procura para fins culinários levou a que este animal fosse criado em cativeiro, por todo o mundo.

Uma pata põe cerca de 100 ovos por ano. Estes ovos também encontram muitos interessados, já que há quem os procure em detrimento dos ovos de galinha, que são mais pequenos.

Hábitos
O pato, tal como o ganso, vive em regime de semi liberdade, comendo tudo o que encontrar desde caracóis, até rações e ervas.

Se na exploração houver um lago, ou passar um rio, os patos vão até lá, onde passam o dia alternando banhos com períodos de descanso ao sol.

Reprodução
As patas chocam entre 6 e 10 ovos que vão eclodir 30 dias depois do início do choco. São mães excelentes, passando o tempo a contar e juntar os filhos.

Longevidade
Um pato pode viver cerca de 15 anos e pesar mais de 6 kg

Fonte: Bicharada

Curiosidade
Pagar o Pato:

Significado: Das fontes mais aceitáveis, o termo surgiu de uma ocorrência domestica no início do século XV, de uma dona-de-casa da época, desejosa em comer o palmípede assado, ao ver passar diante de sua casa um camponês com o penoso bipede à tira-colo

Eis que o agora vendedor da ave, ao perceber uma oportunidade em local apropriado, conseguiu convencer a mulher em pagar o pato, em troca de favores sexuais.

Motivo (no caso da mulher) e lugar (no caso do homem) assegurados, eis que, após o ladino camponês se refestelar continuamente sobre a assanhada cidadã, esta se queixa de que o pato já estaria pago, face aos serviços suadamente prestados.

No auge da discussão, conta-se que o então marido chega em casa, exigindo satisfações. A mulher se adianta, explicando que o alvoroço, era por que era preciso pagar o tal pato.

O esposo, diligentemente, acerta a dívida com o vendedor, encerrando a discussão, dívida esta que, agora como sabemos, já estava muito bem paga, antes da chegada do indignado.

Por esta quase clássica, "pato" também leva o significado de "otário", hoje em dia.

Postar um comentário

Follow My Spotify Playlist!