sexta-feira, 22 de julho de 2011

SEXTANIMAL - Lontra, a pequena grande nadadora!

Fotos: Dione Nora - Zoo Sapucaia RS


A lontra é um animal mamífero da sub-família Lutrinae, pertencente à ordem carnívora e à família dos mustelídeos. Vive na Europa, Ásia, África, porção sul da América do Norte e ao longo de toda a América do Sul, incluindo o Brasil e a Argentina. Seu habitat é no litoral ou próximo aos rios onde busca alimentos como peixes, crustáceos, répteis e menos freqüentemente aves e pequenos mamíferos.
Geralmente a lontra tem hábitos noturnos, dormindo de dia na margem do rio e acordando de noite para buscar alimento. Os grupos sociais são formados pelas fêmeas e seus filhotes, os machos não vivem em grupos e só se junta a uma fêmea na época de acasalamento. O período de gestação da lontra é de cerca de 2 meses e ao fim nascem de 1 a 5 filhotes.

A lontra adulta mede de 55 a 120 centímetros de comprimento (incluindo a cauda) e pesa até 35 quilos. Embora sua carne não seja comercializada em larga escala a lontra faz parte da lista de animais ameaçados de extinção principalmente pelo alto valor da sua pele e pela depredação dos ecossistemas aos quais a lontra está adaptada.

Esse animal possui uma pelagem com duas camadas, uma externa e impermeável e outra interna usada para o isolamento térmico. O corpo por sua vez é hidrodinâmico, preparado para nadar em alta velocidade.

A lontra é capaz de assobiar, chiar e guinchar. Pode ficar submersa durante 6 minutos e ao nadar pode alcançar a velocidade de 12 km/h.


Curiosidades

NOME COMUM: Lontra
NOME EM INGLÊS: Eurasian river otter
NOME CINETÍFICO: Lutra lutra
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Carnivora
FAMÍLIA: Mustelidae
COMPRIMENTO: 89 a 127 cm incluindo 30 a 51 cm de cauda
PESO: 5 a 14 kg NÚMERO DE FILHOTES: 3 ou 4 filhotes por ninhada
PERÍODO DE GESTAÇÃO: 9 semanas
CARACTERÍSTICAS: 5 dedos com membrana. Pernas curtas

A lontra nada muito bem e é facilmente amestrada. Os pescadores chineses usam-na para pegar peixes em suas redes. Algumas podem até ser treinadas para levar os peixes dentro d'água na direção de seus donos. O adestramento tem vários estágios. A lontra jovem é alimentada só de pão e leite. Primeiro, a lontra brinca com um peixe de couro em terra, caçando-o por simples diversão. Então o peixe é jogado na água, e a lontra ganha uma recompensa cada vez que o traz de volta. Em seguida usa-se um peixe de verdade, mas não um peixe vivo. Finalmente, a lontra é colocada num tanque com peixes vivos e recompensada por traze-los para o dono. Agora o animal está pronto para pescar nos lagos, rios e corredeiras.

Naturalmente, os hábitos das lontras adestradas não se assemelham aos das selvagens. Há várias espécies de lontra, encontradas em quase todos os continentes. A lontra vive principalmente na água. Uma das entradas de sua toca subterrânea fica a mais de 1 metro debaixo da água. Ela pode andar depressa tanto em terra firme como na água. Alimenta-se de peixes, ratos-d'água, rãs e aves pequenas.

Postar um comentário

Follow My Spotify Playlist!