sexta-feira, 15 de abril de 2011

SEXTANIMAL - Os papagaios são os animais da vez:

Papagaio














                                          

O papagaio (também conhecido como louro) é uma das muitas aves pertencentes à ordem dos Psitaciformes, família Psittacidae; vivem cerca de 100 anos e regra geral, acasalam para a vida. Os papagaios têm como característica um bico curvo e penas de várias cores, variando muito entre as diferentes espécies. Alguns papagaios são capazes de imitar sons e, inclusive, a fala humana. A família Psittacidae inclui também as araras, piriquitos, maracanãs, jandaias, piriquitões e apuins.

Algumas espécies



Ligações externas


 Fonte: Wikipedia



Curiosidades

O papagaio é uma ave pertencente à família Psitacídea, tendo como característica o bico curvo, cor variada devido as várias espécies existentes. Duas coisas chamam a atenção nessa espécie de ave que é o papagaio. A primeira é a sua longevidade que pode alcançar até 100 anos. A outra curiosidade é que em toda a sua longa vida, só tem três filhotes. Entre as diferentes espécies, alguns papagaios, dos quais no Brasil existem muitas piadas, são capazes de muitas imitações de sons e até falam como se fosse uma pessoa. A Arara é da família dos papagaios, bem como os periquitos, as jandaias e tantos outros. Mas as Araras, esse tipo de papagaio colorido, quando se acasalam habitam ocos de arvores, ampliando-os até que lhes sirva de ninho para reproduzir e criar seus filhotes. Voam sempre aos pares e se constituem, talvez, na mais bela espécie da família dos papagaios existentes e que habitam as matas do nosso planeta.

Papagaio Falante
Papagaio Falante
Infelizmente os papagaios das florestas brasileiras, são os principais alvos dos traficantes de pássaros raros e o IBAMA, responsável pelas espécies silvestres de nossas florestas, todo ano apreende milhares de filhotes destinados ao comércio no exterior, onde são comercializados por milhões de dólares. Quem não gostaria de ter em casa um Papagaio Falante? A Região Centro-Oeste do Brasil é a maior rota desse trafego, seguido pelo nordeste brasileiro que atualmente é a segunda maior rota por onde transitam os famigerados traficantes de aves silvestres de nosso país, muitas das quais estão na lista de animais em extinção.



Venda de Papagaio
Venda de Papagaio
Quando esses pássaros são retomados dos traficantes, são imediatamente devolvidos a natureza, mesmo aqueles papagaios mansos. É claro que existe uma triagem para que seja garantida a sobrevivência dos filhotes, que só se concretiza sua devolução ao meio ambiente, em segurança. O Pantanal brasileiro é o principal destino dessas aves e pequenos animais por ventura apreendidos. Basicamente, os filhotes de papagaio, representam 80% dessas Aves devolvidas a seu habitat natural.




O Brasil já foi considerado a terra do papagaio na época do Brasil Colônia, onde existiam cerca de 75 espécies desses Psitasideões. Na Caatinga Nordestina o papagaio galego, mais conhecido como papagaio da barriga amarela, é a espécie mais encontrada naquela região, onde também existem muitas histórias de adestramento de animais silvestres e suas proezas, como a do papagaio que tomou choque na tela do galinheiro e reclamou do ocorrido. Mas o verdadeiro papagaio se acasala com um único parceiro por toda vida. Vive em bandos e na sua fase adulta, tem a cor verde predominante, a sua fronte é azul, enquanto ao redor do seu bico é amarelo. O papagaio é uma ave social e se criados isolados se afeiçoam sempre a uma pessoa da família. Na natureza vivem em bandos e basta que um se assuste, para que todos, em alvoroço, saiam em revoada marcada pela gritaria do bando desses animais que falam.




    Postar um comentário