sexta-feira, 11 de março de 2011

SEXTANIMAL - Onde foi parar aquele coelho..?

 Ilustração: Google
Não posso dizer que o coelhinho branquinho era meu, ele pertencia a outra pessoa, mas, eu simpatizava com ele. E como não gostar de um bichinho tão lindo e dócil?! A maneira que ele comia era tão engraçadinha, aliás, todos são quando comem. Aquela boquinha se mistura com o nariz num movimento rápido e contínuo. Ah! Era bom vê-lo pela casa.  Onde foi parar aquele coelho? Lembrei.. certa vez, ele foi encontrado morto embaixo da casa verde onde morávamos.  Foi triste! Mas são as coisas da vida. 

Sabe.. Não tivemos muitos momentos juntos,  não lembro seu nome, pois ele não me pertencia, todavia, gostei muito de sua companhia.


Saiba tudo sobre o coelho 



Nome popular: Coelho
Nome Científico: Oryctolagus cuniculus
Distribuição geográfica: Ele vive em lugares com muito verde. Pode ser encontrado em todas as regiões do Brasil
Habitat natural: Sua origem é no Norte da África (Marrocos, Tunísia) e Europa (Espanha)
Hábitos alimentares: É herbívoro. Come grandes quantidades de folhas, raízes, caules, grãos e cascas de algumas árvores
Tamanho: De 18 a 30 centímetros 

Peso: 3 a 4 kg
Período de gestação: 30 a 40 dias
Filhotes: Pode ter de 3 a 6 ninhadas por ano. Cada vez que engravida, nascem de 4 a 12 filhotes. Assim, a coelha pode chegar a ter 70 filhotes em um ano
Tempo médio de vida: 5 a 10 anos
Curiosidades: Existem mais de 50 raças de coelhos em todo o mundo. O mais conhecido é o chamado "coelho comum". O coelho selvagem tem hábitos noturnos, mas os coelhos de estimação se adaptaram bem à vida durante o dia.  

Fonte: Terra


Curiosidades sobre os Coelhos:

* Os coelhos não são roedores, apesar de roerem tudo que vêem pela frente.
* A altura máxima que um coelho consegue saltar é aproximadamente 6 metros.
* Os coelhos roem de tudo para gastarem seus dentes, que não param de crescer. Os dentes da frente dos coelhos são como os dos roedores, que crescem durante toda a vida, e um dos dentes é escuro. Para que eles fiquem do tamanho certo, os coelhos roem tudo, principalmente madeira.
* Quando tratado, um coelho pode viver até 10 anos.
* O tempo de gestação de coelho fêmea é de apenas 1 mês, tendo de 4 a 6 filhotes e amamentando entre 20 e 30 dias; 24h após o parto, entra novamente no cio. É por isso que o coelho é um símbolo muito comum na Páscoa, por sua fertilidade (para judeus e cristãos, tem a ver com a esperança de um nova vida).
* O coelho doméstico é da mesma espécie do coelho selvagem Europeu, que depois de ser domesticado foi espalhado por todo o mundo. Na Austrália, em especial, esta “universalidade” dos coelhos e sua alta capacidade de reprodução transformaram-no uma praga.
* Um coelho tem um raio de visão extremamente amplo. Podendo ver o ambiente que o rodeia atrás de si, sem mexer o pescoço.

Veja também

Fonte: PetsBR


Outros Links Relacionados:



Postar um comentário

Follow My Spotify Playlist!