sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

SEXTANIMAL - Curiosidades sobre os Tubarões!

 Tubarão Baleia

Cerca de 90% das 375 espécies de tubarões existentes, inclusive a maior de todas, não apresenta ameaça alguma para os humanos, apenas 30 já atacaram o homem pelo menos uma vez. Destas 30 apenas 5 são considerados os mais perigosos:



Tubarão Branco 
Tubarão Tigre
Tubarão Cabeça Chata 
Tubarão Mangona Tubarão Galha Preta

Os tubarões são valiosos, desempenhando um papel crucial na limpeza dos oceanos, tragando animais mortos e refugos.

O tubarão é conhecido como um animal de extintos muito aguçados, possuem um verdadeiro império de sentidos. São os animais mais capacitados sensorialmente, tem uma capacidade fantástica de perceber estímulos de todos os tipos, é capaz de perceber uma gota de sangue em um milhão e meio de gotas de água a uma distância de 30 metros. O olfato é fantástico, e a sua audição e a linha unilateral estão relacionadas e funcionam como radares para perceber vibrações na água. São dotados de sensores elétricos e por isso são
capazes de perceber a sua presa pelos impulsos elétricos, que todo corpo possui em volta de si, e os tubarões são capazes de percebê-lo.

A sua visão no escuro chega a ser melhor que a de um gato.

Para se mover, os peixes, em geral, ondulam o corpo inteiro. Os tubarões usam apenas a barbatana traseira (as outras servem para dar o equilíbrio).

A idade média dos tubarões são de 60 ou 80 anos.

O Brasil abriga 3 das espécies de tubarões consideradas perigosas ao homem, são os maiores responsáveis pelos ataques na costa do nordeste e sudeste. O Tubarão Branco, o Tubarão Tigre e o Tubarão Cabeça Chata, pois se alimentam de mamíferos.

A ameaça de extinção está relacionada com a maturidade tardia alcançada pelas espécies. A captura geralmente acontece quando eles ainda não se reproduziram.

A estimativa da ONU é de que morrem 100 milhões de tubarões a cada ano. O homem consome sua carne a muito tempo, mas o grande terror a essas espécies não são o sabor de sua carne e sim o valor de suas nadadeiras.

Mais de 70% dos tubarões capturados no mundo são mortos por pescadores, que arrancam as suas nadadeiras e os lançam de volta no mar. As nadadeiras são comercializadas porque delas se faz uma sopa – de barbatanas – tida como afrodisíaca que faz parte da culinária oriental.

Talvez se surpreenda de saber que o fígado é o maior órgão de alguns tubarões e é responsável por cerca de 10% de todo o seu peso. Já foi visto tubarões com fígado de 1,5m de comprimento, e quase 1m de largura.

Quanto a seus hábitos, é interessante imaginar uma criatura que passa a vida toda nadando, e que para dormir simplesmente reduz o metabolismo e continua nadando. 




Links Interessantes:

Postar um comentário

Follow My Spotify Playlist!